Agência AFP
ROMA - A ex-refém franco-colombiana Ingrid Betancourt chegou neste domingo à noite com sua família a Roma para uma visita de quatro dias à Itália, durante a qual terá um encontro com o papa Bento XVI, anunciou a imprensa italiana.
Betancourt será recebida segunda-feira em uma audiência por Bento XVI em sua residência de veraneio de Castel Gandolfo, nas imediações de Roma.
A ex-refém pretende realizar em Roma uma visita à Comunidade de São Egídio para agradecer a mobilização dessa instituição de caridade pela sua libertação antes de jantar com Walter Veltroni, ex-prefeito de Roma que havia afixado a foto de Betancourt na fachada da Prefeitura seguindo a iniciativa de Bertrand Delanoë, prefeito de Paris.
Na terça-feira, Ingrid Betancourt se reunirá com o chefe de Estado Giorgio Napolitano, o chefe da diplomacia italiana, Franco Frattini, e o presidente da Câmara dos Deputados, Gianfranco Fini.
Betancourt visitará também a cidade de Florença (centro), para ser agraciada com o título de cidadã de honra pela prefeitura de esquerda da cidade.
Ingrid Betancourt foi libertada no dia 2 de julho depois de mais de 6 anos em poder da guerrilha das Farc. Católica fervorosa, suas primeiras palavras, com o crucifixo na mão, foram orações agradecendo a Deus e à Virgem de Guadalupe.
Na mesma noite da libertação de Ingrid Betancourt, o Vaticano saudou a libertação da refém, como uma "boa notícia" e "um sinal positivo para a liberdade de todos os reféns".