Agência ANSA
LONDRES - A ex-premier britânica Margaret Thatcher, que sofre de um princípio de demência senil, foi ovacionada e aplaudida na noite desta segunda-feira durante o jantar de gala da associação Bruges Group, em Londres.
A chamada "Dama de Ferro", de 83 anos e que foi proibida por médicos de falar em público, devido a sérios problemas de dicção e falta de memória, foi o centro das atenções do evento, que comemorou os 20 anos da organização britânica.
Realizado no exclusivo hotel londrino Grosvenor House, o jantar teve a presença de parlamentares conservadores, ex-veteranos da Guerra das Malvinas e membros do partido nacionalista UK Independence Party (UKIP), que pagaram cerca de US$ 200 para ver ao vivo a ex-premier.
- Quantas vezes na vida alguém tem a oportunidade de encontrar-se com uma lenda? Ela (Thatcher) será lembrada por centenas de anos, é a razão pela qual escolhi seguir a política - declarou Nikki Sinclaire, candidata do UKIP defensor da separação da Grã-Bretanha da União Européia (UE).
Durante o jantar, no qual foi defendido um referendo para decidir o futuro do Reino Unido na UE, o público aplaudiu Thatcher, que foi classificada de "heroína" e "mulher inspiradora".
Além disso, muitos criticaram a forma como a ex-premier foi retirada do poder há 18 anos, por falta de apoio do Partido Conservador.