Cuba encontra cargas de drogas abandonadas na costa
Agência ANSA
HAVANA - A polícia e o exército de Cuba confiscaram recentemente no litoral do país diversos carregamentos de drogas laçados ao mar por barcos e aviões de narcotraficantes.
O jornal Juventude Rebelde cita autoridades da província de Holguín, a cerca de 800 quilômetros de Havana, segundo as quais entre junho e agosto deste ano foram confiscados nessa região diversos carregamentos de droga que, em seguida, teriam sido incinerados.
De acordo com as autoridades cubanas, os traficantes usam rotas paralelas às costas de Cuba com barcos ou pequenos aviões para levar a droga até o sul dos Estados Unidos. Quando são flagrados, porém, lançam os carregamentos ao mar.
O jornal descreveu uma das operações contra o narcotráfico, realizada em 27 de julho deste ano, quando a descoberta de um pacote lançado ao mar pelos traficantes levou à ativação de um "dispositivo de vigilância costeira" especialmente desenvolvido para este tipo de situação.
Segundo o artigo, as autoridades cubanas combatem com todos os meios disponíveis o narcotráfico nas suas regiões costeiras e também perseguem cidadãos do país que, quando encontram as cargas abandonadas, tentam "ocultá-las ou comercializá-las".