Agência ANSA
CIDADE DO MÉXICO - Os Estados Unidos eliminaram na última quarta-feira as barreiras de importação impostas ao cimento mexicano, permitindo o livre acesso do produto ao país.
Uma fonte oficial informou que foram eliminadas as cotas compensatórias por dumping - ação de por à venda produtos a um preço inferior ao do mercado - e a licença de importação.
O Ministério da Economia do México disse que a medida foi tomada graças ao Acordo sobre Comércio de Cimento entre os dois países, instituído após diversas discussões sobre as práticas de dumping que ocorreram por 15 anos.
- Este acordo permitirá à indústria cimenteira mexicana expandir suas exportações, proporcionar segurança aos investimentos em um cenário prospectivo de livre comércio, além de reforçar sua competitividade e a capacidade de gerar empregos - defendeu um comunicado do governo mexicano.
A medida pode ser uma esperança para a mexicana Cemex, a terceira maior produtora de cimento do mundo, que possui uma dívida de US$ 14, 5 milhões.