REUTERS
WASHINGTON - Os Estados Unidos não esperam chegar a um acordo com a China sobre a mudança climática durante a visita do presidente Barack Obama a Pequim no próximo mês, disse nesta quarta-feira um enviado sobre mudança climática dos EUA.
- Não acho que vamos conseguir nenhum acordo - disse Todd Stern, Enviado Especial dos EUA para a Mudança Climática.
- Acho que (Obama) está tentando falar com o presidente Hu para pressionar o máximo possível por um entendimento comum a fim de facilitar um acordo em Copenhague - disse Stern a repórteres.
Negociadores vão se reunir na capital dinamarquesa em dezembro para esboçar um novo acordo para reduzir as emissões de gases que provocam o efeito estufa, já que a primeira fase do Protocolo de Kyoto vai expirar em 2012.
Os progressos nas negociações continuam lentos, com os EUA relutantes em se comprometer com um acordo que não obriga países em desenvolvimento, como a China, a concordar com as metas de redução de CO2 obrigatórias.
Os negociadores chineses também disseram que o mundo industrializado deveria suportar o peso das reduções de emissões de gás carbônico.
O encontro entre Obama e o presidente Hu Jintao, líderes dos dois maiores emissores de gases do efeito estufa do mundo, é visto como componente vital nos esforços para erguer um consenso em torno de qualquer novo pacto climático global.