ASSINE
search button

Papa se encontra com mulher que o derrubou na Missa do Galo

Compartilhar

Agência ANSA

CIDADE DO VATICANO - O papa Bento XVI se encontrou nesta quarta-feira com a suíço-italiana Susanna Maiolo, a jovem de 25 anos que o derrubou pouco antes do início da Missa do Galo, no dia 24 de dezembro.

Durante a reunião, segundo revelou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, a mulher pediu desculpas ao Pontífice pelo ocorrido. O Santo Padre, então, perdoou-a.

O diálogo foi particular, embora Maiolo estivesse acompanhada de dois familiares, e ocorreu pouco depois da audiência geral desta quarta-feira.

- A senhora Maiolo lamentou ao Santo Padre o que ocorreu no início da celebração da noite de Natal. Por sua parte, o papa quis manifestar seu perdão, bem como o cordial interesse por seu estado de saúde e sua recuperação - disse Lombardi.

Na noite de Natal, Bento XVI sofreu uma queda ao ser puxado por Maiolo quando chegava ao altar da Basílica de São Pedro. Prontamente socorrido por auxiliares, o papa se reergueu e rezou a missa sem qualquer outro contratempo.

No entanto, o cardeal francês Roger Etchegaray, de 87 anos, também caiu no incidente e fraturou o fêmur. Momentos após o tumulto, o Vaticano informou que Maiolo demonstrava sinais de "desequilíbrio psicológico".

Em um segundo momento, confirmou-se que ela tem um histórico de distúrbios mentais, tendo passado dois anos internada em uma clínica na Suíça, onde vive.

Após derrubar o papa, ela foi presa e posteriormente encaminhada a um hospital situado em Subiaco, cidade que fica a 70 quilômetros de Roma, onde recebeu tratamento na ala psiquiátrica.