Agência ANSA
LIMA - Dois tremores de intensidade regular alarmaram hoje a população das regiões peruanas de Ica e Ucayali, localizadas, respectivamente, no sul e no leste do país.
O primeiro sismo, de 4,5 graus na escala Richter, foi registrado às 4h06 locais (6h06 no horário de Brasília) em Ica, enquanto o segundo, de 4,6 graus, ocorreu dois minutos depois na cidade de Pucallpa, em Ucayali. Até o momento, não há relatos de vítimas ou danos.
O epicentro do primeiro tremor, com intensidade de II-III graus na escala de Mercalli Modificada, foi no mar. O outro sismo teve epicentro a 69 quilômetros ao norte de Pucallpa e II graus no mesmo método de medição.
Em 2007, a região de Ica foi uma das mais atingidas por um terremoto de 7,9 graus na escala Richter, que deixou 519 mortos e 300 desaparecidos, além de danificar as edificações locais.
Na madrugada do último sábado, um sismo de 8,8 graus abalou o centro-sul do Chile, matando ao menos 711 pessoas, de acordo com o último balanço oficial.
A situação no país é caótica, principalmente nas zonas mais afetadas, como a província de Concepción, onde a população está saqueando os mercados em busca de alimentos e água.