Agência AFP
BRIDGEPORT - O FBI concluiu nesta terça-feira as buscas na casa de Faizal Shahzad em Bridgeport (Connecticut, nordeste dos Estados Unidos), onde recolheu provas materiais vinculadas ao suposto autor do atentado frustrado de sábado na Times Square, em Nova York.
O caminhão do FBI estacionado em frente à casa de três andares na rua Sheridan dessa cidade, localizada a cerca de 100 km de Nova York, deixou o local pouco depois das 14h00 locais (15h00 de Brasília).
Os agentes federais carregaram durante a manhã caixas e outros objetos que foram colocados no caminhão do FBI durante a operação iniciada de madrugada.
Shahzad enfrentará acusações de terrorismo internacional e tentativa de uso de armas de destruição em massa, informaram as autoridades americanas, que admitiram estar seguindo as pistas para determinar se o suspeito teria alguma relação com grupos radicais nos Estados Unidos ou no exterior.
O paquistanês, naturalizado americano no ano passado, era discreto e sua presença na casa de madeira era apenas percebida por seus vizinhos mais próximos na tranquila e pobre localidade suburbana.
Os moradores de Bridgeport foram despertados na madrugada de terça-feira e alguns deles relataram à AFP que foram obrigados a deixar momentaneamente suas casas durante algumas horas, no início da operação realizada após a prisão do suspeito na noite de segunda-feira no aeroporto J.F. Kennedy, em Nova York, quando ele tentava deixar o país.
A Bridgeport é uma modesta localidade de 130.000 habitantes onde a renda per capita é inferior à média nacional e onde um quarto da população é estrangeira, segundo estatísticas oficiais.