ASSINE
search button

Corpo de Néstor Kirchner chega a cidade natal sob aplausos

Compartilhar

 

O avião levando o corpo do ex-presidente argentino Néstor Kirchner chegou por volta das 18h40 ao aeroporto de Río Gallegos, onde foi recebido com aplausos. De lá segue direto para o cemitério onde será sepultado.

O percurso, que iniclamente levaria cerca de 10 minutos, deve demorar bem mais em função da quantidade de gente nas ruas da pequena cidade. Outras centenas já aguardam em frente ao cemitério, que foi isolado pela polícia.

Kirchner será enterrado em uma cerimônia reservada somente para familiares e amigos. Sua mulher, a presidente Cristina, e os filhos Florecia, 19 anos, e Máximo, 32 anos, viajaram junto com o corpo, em um avião da Força Aérea.

Trajetória

Nascido em 25 de fevereiro de 1950 em Rio Gallegos, na província de Santa Cruz, Patagônia, Néstor Carlos Kirchner teve uma vida dedicada à política. Participou desde cedo de movimentos, fazendo oposição ao governo militar como parte da Juventude Peronista. Chegou à Presidência da Argentina em 2003, fazendo sua mulher como sucessora em 2007.

Considerado um homem público com um caráter implacável frente a seus adversários, Kirhcner foi um dos políticos mais influentes do país e um potencial candidato para as eleições de outubro do ano que vem.

O corpo do ex-presidente argentino e líder del peronismo, Néstor Kirchner (2003-2007), será exposto à visitação nesta quinta-feira na Casa Rosada, sede do governo, anunciou nesta quarta-feira o ministro do Trabalho, Carlos Tomada.

"Começará amanhã (quinta) ao meio-dia, na Casa de Governo", afirmou Tomada em breve entrevista à imprensa, ao referir-se ao velório e às homenagens fúnebres.

Kirchner, de 60 anos, foi vítima de uma parada cardiorrespiratória nesta quarta-feira em sua residência de El Calafate, no sul do país.