ºC   ºC

ASSINE
search button

Sábado, 3 de maio de 2025

Região de ilha atacada já foi palco de outros conflitos

Compartilhar

A região próxima à ilha atacada pela Coreia do Norte já foi palco de ao menos outros quatro conflitos. Yeonpyeong está localizada ao largo da costa oeste da península da Coreia do Sul, próximo da fronteira do Mar Amarelo, que já viveu outros quatro confrontos entre as marinhas do Norte e do Sul em 1999, 2002, 2009 e mais recentemente 2010, quando a corveta sul-coreana Cheonan afudou perto da fronteira entre os dois países.

Em 15 de junho de 1999, forças norte e sul-coreanas se enfrentaram no primeiro confronto naval na zona marítima disputada no Mar Amarelo desde a Guerra da Coreia, que terminou em 1953. Os sul-coreanos afundaram um barco norte-coreano, matando pelo menos 20 tripulantes.

No dia 29 de junho de 2002, as forças militares do Norte e do Sul se enfrentam em um novo confronto naval. O conflito matou 13 norte-coreanos e seis marinheiros sul-coreanos. Um barco da Coreia do Sul foi afundado. Posteriormente, Pyongyang se desculpou.

Em 10 de novembro de 2009, uma patrulha naval norte-coreana e uma embarcação da Marinha da Coreia do Sul trocaram disparos nas águas do mar Ocidental (mar Amarelo), perto da ilha de Daechong. A breve disputa não deixou vítimas, mas acirrou a tensão entre os países.

Já em 26 de marco de 2010, a corveta sul-coreana Cheonan foi atingida perto da fronteira entre os dois países, partiu-se em dois e afundou. Cinquenta e oito marinheiros foram resgatados, mas outros 46 morreram. O ataque foi atribuído a Pyongyang.

Fronteira

A linha que divide os dois países nunca foi reconhecida pela Coreia do Norte. Teoricamente, os dois lados ainda estão em guerra, já que nunca assinaram um tratado de paz.

A fronteira marítima é o principal local de conflitos porque Pyongyang rejeita a polêmica Linha do Limite do Norte (NLL). Os dois países disputam a região, e um acusa o outro de violações. A polêmica NLL foi estabelecida no final da Guerra da Coreia, em 1953, pelas tropas da ONU.

Ilha de Yeonpyeong

A maioria dos projéteis norte-coreanos disparados nesta terça-feira caiu em uma base militar sul-coreana que fica na ilha de Yeonpyeong. A calma comunidade tem cerca de 1.780 habitantes, e a maioria vive da pesca. Outros mil militares trabalham na ilha, que mede apenas 4,8 km².

Quando Yeonpyeong foi atingida pelos disparos norte-coreanos, os moradores foram levados para um abrigo antiaéreo antes de serem evacuados da ilha. Várias construções foram destruídas ou danificadas no bombardeio.

Com agências internacionais