O presidente Barack Obama elogiou nesta terça-feira os soldados da "geração 11 de setembro", os militares que serviram nas guerras enfrentadas pelos Estados Unidos desde os atentados, especialmente os 6.200 soldados que morreram na "difícil década da guerra".
Obama, que discursou na 93ª Convenção Anual da Legião Americana, prestou homenagem aos milhões de homens e mulheres que se alistaram nas Forças Armadas após o ataque que há 10 anos matou quase 3.000 pessoas.
"Hoje, quando nos aproximamos deste aniversário solene, é oportuno que saudemos a extraordinária década de serviços prestados pela geração 11 de setembro, mais de cinco milhões de americanos que vestiram o uniforme nos últimos 10 anos", afirmou Obama.
"Hoje prestamos nossa humilde homenagem aos mais de 6.200 soldados dos Estados Unidos, que deram suas vidas nesta difícil década da guerra. Honramos a todos eles", acrescentou.
Obama disse que o sucesso da operação que permitiu, em maio, matar Osama Bin Laden, e os progressos registrados devem ser atribuídos a "todos aqueles que usaram uniforme" nas guerras do Iraque e do Afeganistão.