As Nações Unidas fizeram o lançamento mundial de um spot de TV, que será o primeiro carro-chefe da campanha para a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio + 20. A reunião deve ocorrer em junho do próximo ano, no Rio de Janeiro.
A campanha, “The Future We Want” ou “O Futuro que Queremos”, contou com cidadãos de vários países.
O objetivo da iniciativa é fomentar uma espécie de “diálogo global” sobre o que se espera do mundo nos próximos 20 anos, e como se alcançar esses propósitos. A apresentação mundial, em Nova York, antecedeu o lançamento no Rio de Janeiro, realizado nesta segunda-feira.
A campanha foi apresentada na sede da ONU com duas mesas-redondas com perguntas de internautas e de correspondentes estrangeiros. Ao participar da primeira mesa, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, falou sobre a importância da Rio + 20 para o debate sobre um futuro sustentável.
Para o Secretário-Geral, a conferência no Rio de Janeiro será uma oportunidade de buscar soluções com todos os países.
Falando em inglês, a embaixadora do Brasil, Maria Luiza Ribeiro Viotti, comentou a experiência do país durante a ECO-92.
A embaixadora brasileira lembrou a realização da conferência há 20 anos, e disse que a próxima reunião será uma oportunidade de debater o futuro que todos querem para o planeta, além dos desafios enfrentados hoje.
A ideia dos organizadores da campanha “O Futuro que Queremos” é reunir as sugestões a respeito de alimentos, cidades sustentáveis, água, capacidade para enfrentar desastres naturais e outros temas.
As propostas deverão ser apresentas aos líderes internacionais reunidos no Rio de Janeiro, no próximo ano.