O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, está pedindo o equivalente a R$ 108 milhões para socorrer as crianças refugiadas da violência na Síria. O Unicef informou que centenas de pessoas estão chegando todos os dias ao acampamento de Zaatari, na Jordânia, fugidas dos combates no país vizinho.
No momento, o local abriga 17 mil refugiados, a metade é composta de crianças.
No fim de semana, mais de 2 mil pessoas cruzaram a fronteira da Síria com a Jordânia durante a madrugada. Um aumento de 80% em 24 horas.
A representante do Unicef na Jordânia, Dominique Hyde, disse que até o fim do ano, o acampamento de Zaatari deve receber mais 70 mil pessoas.
Os combates na Síria já mataram mais de 17 mil pessoas, segundo fontes não-governamentais.
As agências de notícias informaram que, no fim de semana, operações de forças do governo teriam matado mais de 300 pessoas na cidade de Daraia, no sudoeste do país.
O Unicef afirmou que as crianças que escapam da violência na Síria estão sob risco de traumas a longo prazo, caso não sejam tratadas.
Hyde informou que o número de crianças no acampamento da Jordânia pode chegar a 35 mil, nos próximos meses, e que elas precisarão de socorro e auxílio.