ASSINE
search button

Boca de urna aponta vitória do "Não" na Escócia

Compartilhar

Pesquisa de boca de urna realizada pelo instituto YouGov e divulgada após a conclusão do plebiscito sobre a independência da Escócia mostra uma vitória dos unionistas com 54% dos votos, contra 46% dos separatistas.

A votação foi concluída na noite desta quinta-feira (18) e contou com uma participação recorde, levando às urnas aproximadamente 80% das quase 4,3 milhões de pessoas que se inscreverem no pleito. 

O resultado final da consulta só deve ser anunciado na manhã de sexta (19), devido às longas distâncias entre alguns colégios eleitorais. O possível futuro país independente é repleto de ilhas, e certos locais são acessíveis apenas com barcos ou helicópteros.

Consultada pela ANSA, a escocesa Anne Smith disse que iria votar pela independência do país, pois deseja "ver a Escócia sendo governada pelo povo escocês". "Minha família e amigos têm opiniões diferentes sobre isso, então muitos estão votando contra a independência, como se estivessem felizes com as coisas do jeito que estão ou com medo da incerteza", acrescenta.

Segundo ela, a atmosfera local apresenta uma mistura de excitação e nervosismo com o pleito. "Se nos tornarmos independentes, eu acredito que a Escócia será um lugar melhor", conclui.

O escocês Kevin Clark também iria votar a favor da independência. Ele, no entanto, não acredita que o "Sim" irá vencer. Clark concorda com Anne que os escoceses deveriam ter mais autonomia, mas acha que a incerteza irá impedir muitas pessoas de votar pelo separatismo. "Nós começaríamos a crescer, ao invés de pensar sempre no melhor para a Inglaterra ao tomar decisões".