A tela "Los Rivales", do artista mexicano Diego Rivera, se tornou nesta quarta-feira a obra latino-americana a atingir o mais alto preço em leilão, obtendo 9.762.500 dólares no pregão da Casa Christie's de Nova York.
O recorde precedente para arte latino-americana pertencia à mulher de Rivera, a também mexicana Frida Kahlo, cujo "Dos desnudos en el bosque (La tierra misma)" obteve 8,5 milhões de dólares em 2016, também na Christie's de Nova York.
A colorida pintura de dois homens brigando em uma festa tradicional mexicana de Rivera (1886-1957) estava avaliada em sete milhões de dólares.
"Há tempo esperávamos isto. Agora Frida e Diego estão finalmente lado a lado", disse Virgilio Garza, diretor de arte latino-americana da Christie's, citado pelo site artnews.
Segundo o site, "Los Rivales" foi arrematado por um colecionador anônimo que deu os lances por telefone.
A pintura de um artista latino-americano a obter o maior valor, mas não em leilão, é "Baile en Tehuantepec", que Rivera concluiu em 1928 e foi comprada diretamente pelo empresário e colecionador de arte argentino Eduardo Constantini, por 15,7 milhões de dólares, em 2016.
tu-lbc/lr