ASSINE
search button

Cartas

Compartilhar

Jornal do Brasil O JB faz parte de minha vida desde quando eu ainda era criança, no Brasil. Um jornal que me ajuda a ficar bem informado sobre nosso Brasil.

Julio Ferreira, Texas (EUA) Sisu No momento em que aproximadamente 1 milhão de estudantes enfrentam sérios problemas devido à confusão que se estabeleceu no sistema de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), essa atitude do ministro Haddad (sair de férias) dá o exato grau do compromisso desse cidadão com a educação em nosso país.

E pensar que esse sujeito foi cotado até para ser o candidato do Lula à Presidência! Rodrigo Borges de Campos Netto, Brasília Chuvas Todos os anos no verão chegam as chuvas provocando enchentes, deslizamentos, enxurradas, tragédias. Neste ano o acontecimento superou todas as expectativas.

Só no estado do Rio temos mais de 700 corpos achados e mais de mil mortes estimadas com os desaparecidos. Será que, finalmente, vamos aprender com tais desgraças? Gostaria de sugerir o seguinte: reunir especialistas para elaborarem sistemas de contenção da força das águas. Todas as áreas de risco seriam mapeadas e acima delas, ou nas margens de rios e córregos, sistemas para reduzir os efeitos de temporais seriam construídos: barreiras, muros de arrimo, diques, amarração de rochas ou pedras, blocos de concreto cravados com estacas, em posicionamento estratégico, plantas que absorvam umidade e tenham raízes resistentes, tudo para dificultar o deslocamento de água e detritos recolhidos na passagem.

Silvano Corrêa, São Paulo Os garis da cidade do Rio estão de parabéns pela iniciativa de se apresentarem como vo luntários para ajudar na limpeza das cidades atingidas pelas fortes chuvas da semana passada. Isso é solidariedade! Em contrapartida, não se pode dizer o mesmo de pessoas que desviam donativos, até mesmo de supermercados que fazem promoção de panetone para ajudar as vítimas dessa tragédia. Fiquei indignada ao ver o Prezunic anunciando que todo o dinheiro arrecadado com a venda de panetones seria doado para os desabrigados/desalojados.

Pelo que eu entendi, eles estão querendo é esvaziar o estoque que deve estar cheio de produto encalhado. Se a intenção era ajudar, por que não enviaram os panetones para as vítimas diretamente? Além da falta de sensibilidade e solidariedade, a assessoria de imprensa do mercado teima em justificar a promo ção como uma “excelente forma de esvaziar o estoque deste produto”. Ou seja, o importante não é ajudar seres humanos que estão precisando mas pensar no próprio umbigo.

Aline Gonçalves, Rio Além de essas catástrofes serem causadas também pela omissão e conivência de prefeituras, edificações irregulares, ligações de energia, água e telefone em área de risco, é inadiável que as prefeituras adotem a coleta seletiva, começando pelos condomínios e escolas.

As prefeituras devem adaptar caminhões de coleta seletiva com divisórias para papéis, plásticos, metais e vidros. Os caminhões basculantes atuais devem ser utilizados somente para o lixo orgânico. Existem recursos para apoiar as prefeituras na montagem da coleta seletiva de resíduos sólidos: residuossolidoscidades.gov.br.

61-2108-1971. De acordo com o artigo 33 da Lei 12.305, cabe a fabricantes e comerciantes oferecer postos de entrega de resíduos reutilizáveis e rec i c l á ve i s .

Edivan Batista Carvalho, For taleza BabyDoc Não temos o direito de censurar o sanguinário BabyDoc na sua volta ao Haiti, muito menos os inocentes analfabetos políticos haitianos, ingênuos.

Gemerson Dias, Rio.