O amistoso entre Brasil e Inglaterra neste domingo(02), na reabertura do Maracanã, será o primeiro teste do Centro de Acompanhamento de Grandes Eventos e Gerenciamento de Crises, na Cidade Nova, que será inaugurado nesta sexta-feira(31). O maior teste, no entanto, acontecerá de fato na Jornada Mundial da Juventude, no final de julho.
O custo do projeto foi de R$ 104,5 milhões, divididos em 75% para o Governo do Estado e 25% para o Governo Federal. O projeto, que tinha prazo de 10 meses para construção e R$ 36 milhões de orçamento, quase triplicou de preço e durou 28 meses a mais.
Com 2600 m², o local representa apenas a primeira fase do Centro Integrado de Comando e Controle(CICC), que deve ter sua próxima fase iniciada no segundo semestre. As centrais de atendimento da PM, Polícia Federal, Samu e Corpo de Bombeiros serão transferidas para o local, que terá 10625 metros quadrados.
Os analistas do local poderão acompanhar, por exemplo, a movimentação de mais de 450 câmeras dos Batalhões da Polícia Militar e 600 câmeras da prefeitura para tentar corrigir possíveis erros durante o amistoso entre Brasil e Inglaterra, a fim de estarem prontos para a visita do Papa Francisco entre 22 e 29 de julho. Nesta sexta-feira, o local será visitado pelo ministro da Justiça, José Luis Cardoso, às 10h30, na Cidade Nova.