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Cinco soluções para evitar problemas na entrega de produtos na Black Friday

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A Black Friday 2016 está chegando e tem expectativa mínima de crescimento de 18%, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Uma pesquisa realizada pelo eBit mostra que além dos preços baixos (58%), a praticidade é um dos maiores motivadores para comprar pela internet, representando 28% de interesse.

No entanto, a entrega também é uma das maiores reclamações dos clientes.

A opção de usar transportadoras privadas têm custo elevado, mas felizmente, já existem startups que oferecem alternativas, conectando entregadores independentes à pessoas ou empresas dentro do mesmo bairro, cidade e até mesmo outros países. É a chamada “entrega colaborativa”.

O empreendedor João Paulo Camargo, fundador da plataforma de Social Delivery Eu Entrego, listou cinco maneiras de resolver a situação do frete na Black Friday. Veja:

Cumprimento de prazo

Os atrasos nas entregas são as principais reclamações dos e-commerces com os Correios e transportadoras privadas, segundo a pesquisa da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Os entregadores independentes podem entregar o produto no mesmo dia da confirmação do pagamento, pois assim como os motoristas do Uber, eles ficam rodando diariamente pelas cidades prontos para coletar itens e fazer o delivery.

Custos mais acessíveis

Para conseguir atender a demanda da Black Friday, muitos lojistas virtuais apostam nos serviços de entrega expressa dos Correios, acionam transportadoras privadas ou criam modelos próprios. Porém, todas essas alternativas são caras e acabam aumentando o preço do frete para o consumidor final. Por muitas vezes a demanda de uma entrega está na rota diária de um entregador, em seu caminho de casa, faculdade ou trabalho. Dessa forma, as entregas por meio do sistema colaborativo saem em média 15% mais baratas que os modelos tradicionais, uma vez que o valor pode ser negociado livremente.

Cuidado com a encomenda

Alguns descuidos na hora de realizar a entrega podem comprometer a integridade do produto. Muitas vezes, a mercadoria está sendo transportada junto com centenas de encomendas e podem danificar umas as outras. O entregador autônomo é avaliado pelo cliente na plataforma em que trabalha, portanto, ele tem cuidado redobrado com a carga e garante uma entrega sem danos ao produto.

Retirada de produtos de devolução

Dados dos Correios mostram que 3% a 5% das compras online são devolvidas – esse problema costuma ser mal administrado pelas lojas virtuais, que o interpretam como uma perda de mercadoria. A plataforma de entrega colaborativa permite que a loja envie um entregador para retirar a mercadoria. Dessa forma, o lojista pode dar uma resposta rápida ao seu cliente, o que gera maior credibilidade.

Processo mais simples

Os serviços tradicionais de frete exigem que uma etiqueta seja impressa e que a encomenda seja postada. No sistema de entrega colaborativa é tudo muito mais prático, o entregador apenas busca o item no endereço solicitado e deixa no do destinatário.