Um dos principais canais de notícias norte-americano, a Cable News Network chega ao Brasil pelas mãos do empresário Rubens Menin, fundador e presidente do conselho da construtora MRV, e irá contar com o jornalista Douglas Tavarolo, vice-presidente de jornalismo da Rede Record, como presidente. A CNN Brasil terá um canal que irá transmitir notícias por 24h por meio de TV por assinatura.
É com muita satisfação que comunicamos construção em nosso país da rede de notícias CNN Brasil, um canal de televisão por assinatura brasileiro que obteve da Turner Int., um dos maiores grupos de mídia do mundo, licença para uso dessa marca. pic.twitter.com/t0BuTicpbU
— Rubens Menin (@rubensmenin) 14 de janeiro de 2019
Estima-se que o canal esteja operando no início do segundo semestre deste ano. A empresa terá sede em São Paulo, com escritórios no Rio de Janeiro e e Brasília. A estrutura deverá contar também com cerca de 400 jornalistas.
Em seu Twitter, Menin comemorou a autorização da licença dada pelo grupo Turner - dono de parte do grupo Warner, que é controlado pela AT&T. Em meados de 2000, a empresa montou um serviço online voltado para o público brasileiro, contudo o projeto não teve continuidade.
Em entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo", nesta segunda-feira (14), Menin disse estar confiante que "o projeto irá dar certo".
O empresário também ressaltou a importância de uma "imprensa livre e independente,pautada pela ética e responsabilidade,que trata os fatos de maneira construtiva,pretendemos protagonizar a construção de um país melhor e ampliar a sua visibilidade ao mundo com informações relevantes".
Em um comunicado, a CNN Brasil pontuou que a CNN Internacional e CNN en Español seguirão a ser transmitidos no país e que eles não terão qualquer ligação com o projeto brasileiro.
O presidente Tavarolo apontou que a "CNN é um ícone gloval e a parceria com essa marca é o sonho de um jornalista se tornando realidade".