Pesquisa Datafolha divulgada nesta sábado (06) mostra que a maioria dos brasileiros reprova as condutas de Sergio Moro, atual ministro da Justiça e Segurança Pública, em seu período como juiz federal.
Mensagens reveladas através de vazamentos do site The Intercept em parceria com outros veículos mostram que Moro colaborou com a acusação, sugeriu mudanças nas ordens das operações, antecipou ao menos uma decisão e deu pistas informais de investigações.
O ministro não confirma a autenticidade das mensagens ao mesmo tempo em que destaca que seu conteúdo não mostra nenhuma irregularidade da sua parte.
Pesquisa
Cerca ade 63% dos entrevistados tomaram conhecimento dos diálogos atribuídos pelo site The Intercept ao atual ministro da Justiça.
Desses, 58% disseram que a conduta do ex-juiz foi inadequada; já 31% aprovam a postura de Moro e 11% não souberam opinar sobre o assunto.
A pesquisa foi realizada nos dias 4 e 5 de julho com 2.086 entrevistados com mais de 16 anos, em 130 cidades do país.
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
54% querem que Moro fique no cargo
No entanto, apesar da maioria reprovar a conduta de Moro, 54% dos entrevistados disseram apoiar a permanência dele no cargo de ministro, enquanto 38% acham que o ex-juiz deveria deixar o posto.
Ainda segundo a pesquisa, a maioria dos entrevistados disse considerar a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva justa: um total de 54%. Já para 42%, ela é injusta. Outros 4% não souberam opinar.