Em São Paulo, Haddad tem 29%, França 19%, Tarcísio 13% e Garcia 5%, diz Ipespe
...
Matheus de Souza e Giordanna Neves - Pesquisa Ipespe divulgada nesta segunda-feira (11) mostra que o ex-prefeito e ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT) lidera nas intenções de voto para o governo de São Paulo no primeiro turno, com 29% no cenário estimulado. O ex-governador Márcio França (PSB) está em segundo lugar, com 19%.
Na sequência vem o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Estado, com 13%, seguido pelo governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), com 5%.
O ex-prefeito de São José dos Campos Felício Ramuth (PSD) pontua 2% de intenções de voto. O deputado federal Vinícius Poit (Novo), o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub (Brasil 35), o ex-prefeito de Santana de Parnaíba Elvis Cezar (PDT), e Altino Junior (PSTU) estão empatados com 1% cada um. Os brancos, nulos e não sabem somam 29%.
No cenário sem França na disputa, Haddad vai a 35%, contra 18% de Tarcísio e 9% de Garcia. Os brancos, nulos e não sabem somam 38%.
Foram realizadas 1.000 entrevistas em São Paulo, nos dias 6, 7, 8 e 9 de abril. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos porcentuais. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os protocolos BR-00800/2022 e SP-06962/2022.
Apoios
A pesquisa também simulou cenários nos quais são testados o efeito dos apoios aos pré-candidatos ao governo paulista. Com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) endossando a candidatura de Haddad, por exemplo, o petista iria para 39% das intenções de voto. Tarcísio, com o apoio do Bolsonaro, iria para 29%. Com o apoio do ex-governador João Doria (PSDB), Garcia ficaria com 11% das intenções de voto
Segundo turno
Nas projeções para segundo turno entre Haddad e Garcia, o petista lidera com 39% e o governador, 23%. Contra Tarcísio de Freitas, Haddad pontua 40% e o ex-ministro, 27%. Em um suposto segundo turno entre Garcia e França, o governador pontua 20% e França, 42%. Já contra Tarcísio, França tem 39% e o ex-ministro, 25%. (Agência Estado)