Agência Brasil
BRASÍLIA - O Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) quer alcançar, até julho de 2007, todos os estados do país e mais de três mil municípios brasileiros.
Hoje, o estado de São Paulo e 1.870 cidades já cadastraram informações sobre recursos, receitas e despesas vinculadas à educação.
Os dados e a meta do Siope foram apresentadas hoje (22) pela diretora de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Linda Goulart, durante a primeira reunião do ano do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
No encontro, que termina amanhã, a diretora pediu apoio dos secretários para a transmissão das informações, que segundo ela, visam garantir mais efetividade e eficácia do investimento público em educação.
- A questão do gasto público é difícil de alcançar com os dados muito agregados, como vemos hoje por falta de um sistema. O Siope surgiu pela identificação da necessidade de se ter um sistema que pudesse passar de forma bem desagregada o quanto se investe em educação.
Criado em junho de 2006, o Siope é um sistema on-line que coleta, armazena e oferece dados da União, de estados e municípios sobre receitas, despesas e recursos voltados à educação. O sistema pode ser consultado pelo site: www.siope.inep.gov.br
- Quando tivermos uma cobertura - e não precisa ser 100% - mas quando chegarmos a uma cobertura de 90%, vamos ter uma visão muito clara de como o Brasil gasta com educação, como aloca esses recursos - disse Goulart. - Isso é bom do ponto de vista da transparência e de gestão, principalmente do governo federal, do governo estadual e dos municipais. É bom para o controle social.