ASSINE
search button

Operação Caipora da PF desarticula quadrilha de contrabando de cigarro

Compartilhar

Júlia Moura, Agência JB

RIO DE JANEIRO - A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira, em Aracajú, a Operação Caipora para desarticular uma organização criminosa internacional, acusada de contrabandear cigarros e outros produtos de procedência estrangeira.

A quadrilha agia na Ciudad Del Este, na República do Paraguai, e nos Estados de Sergipe, Bahia, São Paulo e Paraná. Os produtos eram levados para o território brasileiro sem recolhimento dos impostos devidos.

De acordo com a PF, eram introduzidos semanalmente cerca de quatro carregamentos de mercadorias estrangeiras, no valor aproximado de cento e cinqüenta mil reais por carregamento, perfazendo uma movimentação financeira de aproximadamente dois milhões e quatrocentos mil reais por mês.

O esquema contava com a participação de policiais, que facilitavam a prática do contrabando ou descaminho, segundo informações da Polícia Federal.

A operação mobilizou aproximadamente 150 Policiais Federais nos estados de Sergipe, Bahia, São Paulo e Paraná para cumprir mandados de prisão e 17 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Sergipe.

A investigação teve início há oito meses, sob a coordenação da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários (Delefaz) da Superintendência Regional em Sergipe. Os presos serão indiciados pelos crimes de contrabando ou descaminho, facilitação de contrabando, corrupção ativa e passiva, tráfico de influência, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.