Vagner Magalhães, Portal Terra
SÃO PAULO - Quem pretende fazer o agendamento eletrônico para tirar pela primeira vez ou renovar o passaporte na cidade de São Paulo, ainda no ano de 2007, tem apenas a data de 31 de dezembro para ser atendido no posto da Superintendência da Polícia Federal (SPF), no bairro da Lapa, zona oeste da capital.
Nos demais postos, nos shoppings Ibirapuera (zona sul), Eldorado (zona oeste) e Tatuapé (zona leste), as datas disponíveis são apenas para os primeiros dias de janeiro: 7 (Tatuapé), 8 (Ibirapuera) e 11 (Eldorado).
A única chance de se obter o documento fora desse prazo está prevista para os casos de urgência e emergência. A urgência se caracteriza pela necessidade de se embarcar em uma viagem inesperada. Para isso, deve-se justificar o motivo e apresentar uma passagem emitida para que o passaporte possa ser confeccionado a tempo.
São considerados casos de emergência os que envolvem doença ou morte em família. O passaporte emitido nessa condição tem validade de um ano, de acordo com a Polícia Federal.
Falta de informação
Na última sexta-feira, 16 de novembro, centenas de pessoas que tinham a data agendada para comparecer à SPF em São Paulo foram surpreendidas com a sede da entidade fechada, devido ao ponto facultativo decretado pelo ministério do Planejamento.
Com isso, de acordo com informações da própria Polícia Federal, quem foi prejudicado pode comparecer ao local em qualquer outro dia de sua preferência, sem a necessidade de um novo agendamento.
Somente na SPF, estima-se que cerca de 500 novos passaportes sejam emitidos diariamente.