Agência Brasil
BRASÍLIA - Uma comissão coordenada pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM) segue, nesta sexta-feira, para o Estado do Pará, onde vai investigar denúncias sobre a adolescente de 15 anos que ficou presa em uma cela com 20 homens, no município de Abaetetuba. Além disso, vai verificar o caso de uma mulher, de 23 anos, que dividia a cela com 70 homens em uma delegacia em Parauapebas.
Composta por representantes da SPM, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, dos Ministérios da Saúde e da Justiça e da sociedade civil, a comissão visitará o sistema prisional do estado, incluindo as duas delegacias onde os casos ocorreram, além de manter contatos com as autoridades e de propor parcerias no sentido de oferecer apoio às mulheres.
De acordo com a SPM, está em negociação a transferência da adolescente e de sua família, do abrigo em que se encontram, para um dos pontos da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência. Segundo a secretaria, o local possui atendimento e profissionais capacitados para lidar com casos de violência contra a mulher, inclusive aqueles que envolvem violência sexual.