Portal Terra
SÃO PAULO - Termina amanhã o prazo para o eleitor requerer a segunda via do título eleitoral. O prazo expira dez dias antes do primeiro turno das eleições municipais. Para obter o título, o eleitor deve dirigir-se ao seu cartório eleitoral, levando documento oficial de identidade. Somente será expedida a segunda via do título ao eleitor que estiver em situação regular perante a Justiça Eleitoral. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o total de eleitores aptos a votar nos 5.563 municípios do País é de 128.805.829.
Para tirar a segunda via, o eleitor precisa comparecer ao Cartório Eleitoral munido de documento oficial de identificação, que pode ser a Carteira de Identidade, de Trabalho ou de Motorista. De acordo com o TSE, a apresentação do título de eleitor, no entanto, não é obrigatória no dia da eleição. Todo cidadão brasileiro habilitado pela Justiça Eleitoral pode votar desde que se identifique por meio de um documento com foto na seção eleitoral da qual faz parte.
O TSE disponibiliza em seu site uma página onde o eleitor pode consultar a zona eleitoral e seção de votação. Para isso, é necessário ter em mãos o número do título eleitoral. Mais informações no site https://www.tse.gov.br/internet/index.html.