ASSINE
search button

RS: 11 cidades decretam situação de emergência por causa da chuva

Compartilhar

Portal Terra

PORTO ALEGRE - A Defesa Civil do Rio Grande do Sul está em alerta devido às chuvas fortes que atingem o Norte e Noroeste do Estado nesta quarta-feira e que podem ocasionar uma nova elevação nos níveis dos rios. As cidades de Santa Rosa, Muçum, Santa Teresa, Bom Retiro do Sul, Cerro Largo, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Colinas, Arroio do Meio e Venâncio Aires decretaram situação de emergência.

Segundo informações do órgão, já foram distribuídos 1.250 colchões, 1.150 cestas básicas, 640 kits-limpeza e 840 cobertores às comunidades afetadas.

Cerca de 3,3 mil pessoas seguem desabrigadas e 10 mil estão desalojadas no Estado. No Vale do Taquari (região norte do Estado), as famílias começaram o processo de retorno às residências, já que o rio Taquari está voltando ao nível normal.

Nesta tarde, a Defesa Civil entregou mantimentos nas localidades mais sacrificadas. O órgão também está avaliando o retorno das famílias no Vale do Caí, onde o rio ainda não começou a baixar e chove forte.

Segundo a defesa civil do Estado, três pontos seguem interditados em rodovias gaúchas. A RS-130, no acesso à Mariante, a RS-437, entre Vila Flores e Antônio Prado e a RS-124, entre Pareci Novo e São Sebastião do Caí. Embora o tráfego esteja normal, a RS-129, entre Colinas e Estrela, encontra-se em meia pista pela danificação de um bueiro. Na RS-332, entre Arvorezinha e Soledade, o Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem) construiu um desvio, liberando o tráfego somente para veículos de carga até 10 toneladas. Acima deste peso, devem utilizar a BR-386.