Portal Terra
BRASÍLIA - Os estados do Sul e do Sudeste receberam maior número de anúncios publicitários do Governo Federal, segundo a edição desta segunda-feira do jornal Folha de S.Paulo. Os anúncios dizem respeito aos três principais programas do Governo: o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o Minha Casa, Minha Vida e o Bolsa Família. O jornal também lembra que essas regiões têm estados governados em sua maioria por partidos de oposição.
O Sul teria recebido mais de 70% dos anúncios em jornais relativos ao PAC, além de um número expressivo de anúncios publicitários do Bolsa Família. O projeto Minha Casa, Minha Vida teve maior número de anúncios em São Paulo. Esses dados estariam em uma planilha enviada à Câmara dos Deputados pela Presidência, assinado pela publicidade oficial da Secretaria de Comunicação da Presidência, a pedido do deputado Edson Aparecido (PSDB-SP).
O responsável por este setor, Ottoni Fernandes Jr., afirmou à Folha que a definição dos veículos e das cidades é orientada pelo cruzamento dos objetivos das campanhas com o público-alvo. O governo também argumenta que a distribuição dos anúncios tem a ver com o número de veículos de mídia nas regiões.
O gasto com anúncios destes três programas tem gasto previsto para 2009 de R$ 59,92 milhões, um terço da verba prevista da Presidência no ano (R$ 187,5 milhões, segundo a Folha). Segundo especialistas da área consultados pelo jornal, a verba se equivale às campanhas de ponta do mercado publicitário.