Portal Terra
DA REDAÇÃO - Depois de uma semana com tempo instável e chuva intensa, o sol voltou a Santa Catarina nesta terça-feira. Os termômetros chegaram a marcar 32°C na região de Florianópolis no início da tarde.
Os primeiros dias do ano foram marcados por chuvas que deixaram quatro cidades em situação de emergência. Segundo a Climatempo, amanhã, uma frente fria que avança pela região Sul deve espalhar nuvens carregadas e o céu pode ficar nublado e com chuva a qualquer hora do dia. Há risco de chuva forte.
Em Florianópolis, a trégua no mal tempo levou muitos turistas às praias de Jurerê, Mole, Joaquina e Campeche. Por volta das 14h, passar pela região da Lagoa da Conceição, um dos pontos turísticos mais visitados da capital, requeria muita paciência dos motoristas.
Na praia do Campeche, uma das mais badaladas neste verão em Florianópolis, turistas e moradores locais dividiam o espaço na areia depois de quase uma semana de tempo fechado.
"Peguei só hoje de sol, espero que o resto da semana continue assim pois vou embora na sexta", afirmou Flávio Pereira Vilas-Boas, turista de Campinas (SP) que está desde a semana passada em Santa Catarina com a mulher e as duas filhas. "Viemos na praia mesmo com o tempo nublado, mas nada como um dia de sol. Hoje está maravilhoso."
A movimentação de turistas divide a opinião de moradores locais. Neste início de ano, a população de Florianópolis praticamente dobra devido aos visitantes. Para a estudante de Jornalismo Alessandra Lopes Flores, a temporada agita a cidade, porém traz problemas estruturais não encontrados no restante do ano.
"Tem mais agito e podemos sair todas as noites, só que por outro lado falta água, o trânsito é muito complicado. Temos que pegar praia normalmente perto de casa", disse. "Mas o importante é que o sol voltou, corri para a praia e espero que o restante da semana seja de tempo bom."