Portal Terra
SÃO PAULO - O sistema para pagamento do IPVA em São Paulo voltou a apresentar problemas nesta terça-feira. Segundo a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), foi registrada lentidão na comunicação dos sistemas dos bancos com os computadores do governo. A empresa diz que tomou medidas para corrigir a falha.
Segundo a Prodesp, o erro acontece quando há muitas pessoas pagando o IPVA ao mesmo tempo. Uma falha de comunicação ocorrida devido à diferença entre o tempo que os computadores do governo demoram para enviar os dados do contribuinte e o tempo limite que os computadores dos bancos aceitam para receber as informações estaria causando o problema.
Ontem, falhas impediam a conexão dos sistemas dos bancos com os da Prodesp, que armazenam os dados dos proprietários dos veículos. Com isto, a rede bancária acionou seus sistemas de contingência, uma espécia de banco de dados idêntico ao da Prodesp, mas que fica em poder dos bancos, para que o atendimento aos contribuintes não fosse prejudicado.
A Secretaria da Fazenda de São Paulo disse que não foi informada sobre o problema nesta terça. O contribuinte que não conseguir pagar com o desconto de 3% ainda poderá contar com o benefício até o dia 21, mas somente se antecipar o licenciamento do veículo, quitando o IPVA e os demais débitos, como seguro obrigatório DPVAT, taxa para emissão do documento de licenciamento e multas.