Portal Terra
BRASÍLIA - O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Cesar Asfor Rocha, cassou na noite desta sexta-feira a liminar que impedia o partido de realizar sua convenção nacional neste sábado. A informação foi divulgada pela assessoria do PMDB. O pedido para suspender o evento, que escolherá a nova diretoria do partido, havia sido feito pelo grupo que contraria a tendência da legenda em apoiar a candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), nas eleições presidenciais desse ano.
A desembargadora Vera Andrighi, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), determinou a suspensão alegando que não o PMDB não teria dado prazo suficiente para filiados se candidatarem à presidência do partido. A Executiva Nacional do PMDB recorreu ao STJ, afirmando que foram cumpridos todos requisitos legais, como manda o estatuto da legenda.
A convenção, que começa às 9h deste sábado, deve eleger o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), que é um dos mais cotados para assumir a vaga de vice na chapa de Dilma. Temer está em seu terceiro mandato no comando do partido e deve ser eleito para mais um neste sábado. Permanecendo no controle partidário, ele ganha forças para garantir seu nome na chapa com o PT.
Inicialmente, a convenção estava prevista para março, quando termina o mandato da atual direção, mas foi antecipada para reconduzir Temer o quanto antes para a presidência do PMDB.