ASSINE
search button

Bruxo, palhaço e Papai Noel querem ser deputados no Paraná

Compartilhar

Roger Pereira, Portal Terra

CURITIBA - Encerrado o período de registro de candidaturas, o Paraná tem 289 candidatos a deputado federal e 583 a estadual. Com uma concorrência de cerca de 10 candidatos por vaga (o estado elegerá 30 nomes para a Câmara e 54 para a Assembleia Legislaiva), alguns partidos apostam em nomes famosos do rádio, da televisão ou do esporte, para turbinar sua votação proporcional. Outros candidatos apostam em apelidos exóticos para chamar a atenção em meio a centenas de adversários. Na eleição deste ano, o eleitor paranaense terá a opção de votar, por exemplo, em Grillo, Lentilha, Papai Noel, Pelé e Palhaço Torradinha são alguns dos nomes que o eleitor paranaense poderá encontrar nas urnas nesta eleição.

Uma figura com importância histórica para o esporte paranaense também tentará uma cadeira na Assembleia. O treinador de futebol Rafael Cammarota, ex-goleiro de Atlético e Coritiba e campeão brasileiro de 1985 pelo Coxa, disputará sua primeira eleição pelo PV. O treinador, que negocia contrato com um clube do interior do Paraná, disse que pretende conciliar as duas carreiras. "Tem atleta profissional querendo chegar aos mil gol, que é vereador em Goiás, por que eu também não posso ser técnico e deputado?", comentou, lembrando o caso do atacante Túlio. E a bancada dos goleiros pode ter ainda um representante na Câmara Federal. O ex-goleiro Raul Plasmann, que apesar de paranaense fez sucesso por Flamengo e Cruzeiro é candidato pelo PSC. Ex-secretário municipal de Esporte e Lazer, o comentarista da Rede Globo parece ter gostado do meio político.

Das ruas da cidade, algumas figuras exóticas também quiseram se submeter ao voto do povo. O Papai Noel do PPS, que passa o ano todo e não só o mês de dezembro vestido como o bom velhinho e distribuindo balas para a criançada, e os personagens do Calçadão da Rua XV de Novembro de Curitiba, Sheila da Cobra e Leão Brasil estão na disputa. Assim como o bruxo Chick Jeitoso, que costuma prever o futuro, apesar de ter apontado Alvaro Dias (PSDB) como novo governador do Paraná (mas o senador tucano acabou nem se candidatando) e prever que um país que já havia sido campeão mundial iria faturar a Copa do Mundo deste ano.

Outros não são famosos, mas aproveitam seus nomes para fazer trocadilhos de gosto duvidoso. O candidato Erasmo Bulzico (PSC), registrou-se como "Meu Amigo Erasmo"; Pedro Ross virou "Pedro Biau Ross"; e Hélio Castro Gomes está registrado como "Gás Helio Looko".

E há ainda os que aproveitam os apelidos de infância ou relacionados a sua profissão, como Lentilha, Equena, Marcelino Pão e Vinho, Gaúcho Trovador, Moretti do Puma, Lúcia do Passarinho, Gordinha do Suco, Jajá Corneteiro, Galo di Ouro, Nego D'água, Baixinho da Motoca, Tibúrcio do Faustão e Tia do Suco, entre outros.