ASSINE
search button

Mercadante compara reajuste de professores a pau de sebo

Compartilhar

Portal Terra

SÃO PAULO - O candidato do PT ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante, afirmou nesta quarta-feira que a política de reajuste de professores no Estado é um "pau de sebo", que não leva a lugar nenhum. Ele criticou a política de bônus para os professores, em que apenas 20% da categoria pode ser beneficiada anualmente.

Segundo o candidato, a situação é uma das que mais causa descontentamento da categoria. "O professor recebe o bônus e depois fica quatro anos sem receber nada. É como um pau de sebo, não leva a nenhum lugar. O governo (do PSDB) tratou professor com borrachada e cassetete em vez de diálogo. Depois você não sabe porque o candidato deles não sai na rua", disse. Mercadante afirmou que quer ser avaliado pelas notas que os alunos terão. "Vai ter boletim na escola, como sempre foi".

O candidato disse ainda que irá acabar com a progressão continuada no ensino público paulista a partir do seu primeiro ano de governo. "Você finge que não reprovou, mas a vida vai reprovar. Quanto mais o aluno é cobrado, mais ele aprende. É assim no ensino privado", afirmou.

Mercadante avalia que o PT paulista falhou nas últimas eleições, já que desde a volta das eleições diretas para governador, em 1982, não conseguiu chegar ao poder. "O mesmo grupo político está no poder desde 82. Evidente que nesse período a falha foi nossa. Mas agora estamos apostando na mudança. Quero que as pessoas cresçam junto com São Paulo", disse.

As declarações foram dadas durante uma sabatina promovida pela Folha de S.Paulo e pelo UOL em um shopping da capital paulista.