ASSINE
search button

Cetesb: 34% dos locais são impróprios para banho em São Paulo

Compartilhar

Segundo um relatório divulgado nesta sexta-feira pela Companhia Ambiental do Estado (Cetesb), 34% dos locais (ou 54 dentre os 156) monitorados pela companhia em São Paulo estavam impróprias para banho. O período de amostragem do boletim foi de 19 de dezembro a 16 de janeiro de 2010.

A cidade com a maior concentração de locais impróprios é Santos: seis de sete pontos. A localidade com o maior número de praias impróprias é Praia Grande: nove de 12. Bertioga, Cubatão, Itanhém, Peruíbe, Iguape e Ilha Comprida obtiveram 100% de locais próprios para o banho.

Por região, 31 dos 83 locais do litoral norte eram impróprios para banho. Na Baixada Santista, o número e a proporção era menor: 23 de 68. No litoral sul, todos os cinco pontos de banho eram próprios.

De acordo com a Cetesb, a avaliação de qualidade da água, ou balneabilidade, leva em consideração a existência de sistemas de coleta e disposição dos despejos domésticos gerados nas proximidades, existência de córregos que afluem ao mar, turismo durante a temporada, a fisiografia da praia, ocorrência de chuvas e maré.

O boletim pode ser acessado no site da Cetesb.