Policiais da corregedoria da Polícia Civil do Paraná prenderam cinco policiais civis nesta semana suspeitos de envolvimento de extorsão. O inquérito foi instaurado para apurar a participação de cada um dos agentes no suposto crime. "O caso é grave. Não será tolerado nenhum desvio de conduta. Caso sejam confirmadas as ações negativas desses policiais, eles serão punidos com todo o rigor da lei", afirmou o delegado-geral da Polícia Civil do Estado, Marcus Vinicius Michelotto.
As prisões fazem parte de um trabalho que apura qualquer tipo de denúncia envolvendo agentes. "Investigamos toda denúncia envolvendo policiais civis. O nosso objetivo é dar respostas à comunidade, com apuração de toda e qualquer denúncia que envolva policiais civis em todo Estado", disse Michelotto.
De acordo com ele, quando uma denúncia chega à corregedoria, passa por uma filtragem para evitar acusações improcedentes e sem fundamento. Os casos concretos são investigados com instauração de inquérito. Os resultados são encaminhados à Justiça e ao Conselho da Polícia Civil, que vão determinar as punições, que partem de uma simples advertência até a expulsão dos quadros da instituição.