ºC   ºC

ASSINE
search button

Quinta, 8 de maio de 2025

Nova ortografia pode confundir vestibulando

Compartilhar

Desde janeiro de 2009, as principais provas de vestibular e demais publicações do país adotam a nova ortografia. Apesar de a antiga forma de escrita ainda ser aceita, a orientação dos professores de cursinho é que o aluno já se acostume a utilizar as novas regras. 

Como esse período de transição pode confundir os alunos, que passam a escrever de forma errônea palavras que não foram citadas na reforma, o ideal é que o candidato conheça exatamente o que mudou e o que não foi alterado.

Professora de português do Inteligente Vestibulares, de São Paulo, Daniele Gomes Santos alerta que a reforma foi apenas ortográfica, não havendo alteração na pronúncia das palavras. "Ao estudar a nova ortografia, é necessário que o aluno perceba que grande parte das regras de acentuação da língua portuguesa continuam iguais, as transformações ocorridas correspondem às regras específicas de acentuação e ao uso do hífen", destaca.

Os enganos mais comuns, explica Daniele, estão vinculados à falta de conhecimento das novas regras de acentuação: "os alunos consideram que, se alguma palavra não tem mais acento, todas aquelas que derivam da mesma não o terão também", o que não é verdade. Cuidado, por exemplo, com a palavra heroico, que não recebe mais acento por ser uma paroxítona com ditongo aberto (oi). Porém, a palavra herói continua sendo acentuada, porque é oxítona.

Relembre as principais mudanças:Acento agudo

Nova Regra: Ditongos abertos (ei, oi) não são mais acentuados em palavras paroxítonasComo fica: assembleia, plateia, ideia, boia, paranoia, jiboia, apoio, heroico, paranoicoObservação: nos ditongos abertos de palavras oxítonas e monossílabas o acento continua: herói, constrói, dói, anéis, papéis.

Hiatos

Nova Regra: O hiato 'oo' não é mais acentuadoComo fica: enjoo, voo, coroo, perdoo, coo, moo, abençooNova Regra: O hiato 'ee' não é mais acentuadoComo fica: creem, deem, leem, veem, descreem, releem.

Acento diferencial

Nova Regra: Não existe mais o acento diferencial em palavras homógrafasComo fica: para (verbo), pela (substantivo e verbo), pelo (substantivo), pera (substantivo), pera (substantivo), polo (substantivo)Exceções: o acento diferencial permanece no verbo 'poder' (3ª pessoa do pretérito perfeito do indicativo - 'pôde') e no verbo 'pôr' para diferenciar da preposição 'por'.

Hífen 1

Nova Regra: O hífen não é mais utilizado em palavras formadas de prefixos (ou falsos prefixos) terminados em vogal + palavras iniciadas por 'r' ou 's', sendo que essas devem ser dobradasComo fica: antessala, antessacristia, autorretrato, antissocial, antirrugas, arquirromântico, arquirrivalidade, autorregulamentação, contrassenha, extrassístole, extrasseco, infrassom, infrarrenal, ultrarromântico, ultrassonografia, suprarrenal, suprassensível.

Hífen 2

Nova Regra: O hífen não é mais utilizado em palavras formadas de prefixos (ou falsos prefixos) terminados em vogal + palavras iniciadas por outra vogalComo fica: autoafirmação, contraexemplo, extraescolar, extraoficial, infraestrutura.