Um paciente do Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro, de Curitiba (PR), morreu depois de ser vítima de um incêndio na madrugada deste domingo. Segundo a polícia, o paciente estava sedado e amarrado, quando, por volta das 2h, outros internos do andar superior sentiram o cheiro de fumaça e verificaram que havia um incêndio no quarto. O paciente foi encontrado em chamas e não resistiu às queimaduras.
Segundo o delegado Rubens Recalcatti, da Delegacia de Homicídios, o paciente foi conduzido pela Fundação de Ação Social (FAS), órgão responsável pela gestão da assistência social no município, ao hospital psiquiátrico por ser considerado violento. Na noite anterior, a vítima teria apresentado comportamento agressivo.
"Ele deu um soco no nariz de outro paciente, por isso, foi sedado e amarrado. Mesmo medicado, conseguiu desamarrar as mãos duas ou três vezes", conta o delegado. O procedimento é tido como normal quando acontecem episódios com pacientes agressivos.
A polícia investiga o caso e trabalha com três hipóteses para descobrir a causa do incêndio: a de curto-circuito no quarto, a de incêndio criminoso (na qual alguém teria ateado fogo no paciente), e a de que o próprio paciente, de alguma maneira, teria se incendiado. Na segunda-feira, as testemunhas começarão a ser ouvidas.
Procurado pelo Terra, o Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro disse que entraria em contato para se pronunciar a respeito do incêndio quando fosse possível.