O delator do mensalão e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, usou o seu blog para comentar sobre a ação penal que está em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta segunda-feira, o ex-deputado federal postou que, quando o tema é julgamento do mensalão, Lula mantém distância na imprensa nacional, mas concedeu entrevista sobre o assunto ao jornal norte-americano The New York Times neste final de semana negando que sabia do esquema e que isso repercutiu em todos os periódicos nacionais. "É Lula, mais uma vez, batendo na porta do STF", postou.
"Para os gringos, o raciocínio de Lula é linear: não teria existido mensalão porque ele já teria apoio suficiente no Congresso quando foi eleito pela 1ª vez. Não que Lula esteja mentindo, ele só omite que a política de apoio no país não é assim, tão linear, além de deixar no ar importante pergunta: não tinha mensalão por que tinha apoio ou tinha apoio por que tinha mensalão?", questionou Jefferson, que também é um dos réus do processo.
O ex-deputado federal também citou que a entrevista cita os boatos sobre uma nova candidatura de Lula à presidência. "De fato, olhando de fora, e às vezes de dentro, parece mesmo que o ex-presidente não consegue largar o osso", cutucou o petebista. Mesmo assim, ele ressalta que ao jornal, o petista negou que irá se candidatar e reafirmou que Dilma é a sua candidata em 2014.
"A conta sobre a reeleição de Dilma (não sobre sua vitória, mas sobre sua candidatura) é a que melhor fecha hoje. Enquanto a popularidade do ex-presidente, apesar de ainda impressionante, cai a olhos vistos, Dilma cresce, conquistando a classe média que sempre se mostrou refratária ao PT. De outro lado, se a campanha eleitoral paulistana continuar no atual caminhar, com Haddad, quando muito e de forma apertada, amargando um terceiro lugar, Lula chegará em 2013 enfraquecido como há tempos não se via", analisou Jefferson.