ASSINE
search button

Se condenado, João Paulo Cunha pode pegar 9 anos de prisão 

Compartilhar

O deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) poderá receber pena de pelo menos nove anos de prisão se o plenário do Supremo Tribunal Federal confirmar a sentença de condenação proposta pelo relator Joaquim Barbosa. O candidato a prefeito de Osasco está a dois votos de ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal. Ele é acusado pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiros e duas vezes peculato. 

A conta da condenação foi feita por um dos ministros que já votaram no processo, com base na soma das penas mínimas de cada crime, que disse ainda que ele terá que cumprir em regime fechado, sem direito a recurso. 

Até o momento, João Paulo foi condenado por quatro dos seis ministros que votaram. Os demais devem votar sobre o caso entre hoje e amanhã. O deputado é acusado de receber R$ 50 mil para facilitar a vitória da SMP&B, agência de Marcos Valério, em uma licitação realizada pela Câmara entre 2003 e 2004, quando presidia a Casa. 

Os efeitos do julgamento já são visíveis na campanha de João Paulo à prefeitura de Osasco. A expectativa dos petistas da cidade é que o deputado seja condenado nesta quarta-feira e anuncia a retirada da candidatura.