O coordenador de mobilização da campanha de José Serra (PSDB), o deputado federal Walter Feldman, rebateu na tarde desta quarta-feira as declarações do candidato do PT, Fernando Haddad, em entrevista exclusiva ao Terra, de que não há nenhuma obra do metrô licitada e em andamento atualmente na cidade de São Paulo. "Ficamos chocados com a informação. (...) A desinformação é completa", declarou Feldman.
"Se fosse uma pessoa de Carapicuíba, do Rio de Janeiro, ou de qualquer outra cidade, tudo bem", ironizou o deputado, afirmando que a afirmação de Haddad mostra desconhecimento sobre o assunto.
Segundo Feldman, ao contrário do que afirmou Haddad, quatro obras em linhas do metrô já estão licitadas atualmente, e outras três tem previsão de início no próximo ano.
De acordo com os dados apresentados pelos tucanos, a Linha 2-Verde irá ser expandida da Vila Prudente até Cidade Tiradentes, através de um monotrilho; as estações restantes da Linha 4-Amarela, até a Vila Sônia, serão entregues; a Linha 17-Ouro, o monotrilho, irá do Jabaquara ao Morumbi e a Linha 5-Lilás será ampliada do Largo do Treze até a Chácara Klabin.
Além disso, a Linha 15-Branca está com o projeto básico em processo de elaboração, e terá o edital de pré-qualificação publicado até o final deste mês - que vai até essa sexta-feira - a Linha 6-Laranja está com o projeto funcional em processo de licitação e a Linha 18-Bronze está em fase de "manifestação de interesse da iniciativa privada para desenvolvimento modelagem para implantação da linha." O deputado classificou a afirmação de Haddad de "chocante", e classificou o fato como uma "dissimulação dos fatos". "Eles (PT) querem martelar inverdades, como no mensalão, até tentarem transformar isso em verdade", disse.
Governo federal
Feldman também fez críticas à gestão do governo federal, a quem acusou de "discriminar" São Paulo por conta do Estado e da cidade serem governadas por partidos que não compõem a base de apoio do PT.
Ao contrário do que dizem petistas, e até mesmo o candidato do PMDB, Gabriel Chalita, de que São Paulo não busca parceria com o governo federal, o coordenador de Serra afirma que há esforços para buscar recursos, mas que esses não são repassados.
"Estou aqui em Brasília, já busquei isso (investimentos no metrô). No Metrô de outras cidades, como Brasília, Rio de Janeiro, tem muito. Aqui não", disse.am beatae ab natus adipisci quaerat excepturi provident itaque corporis