Pelo menos 52 estudantes da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) foram detidos na última semana depois de participar de dois trotes considerados violentos. Veteranos dos cursos de zootecnia e engenharia elétrica teriam passado óleo diesel no corpo dos calouros e obrigado os estudantes a pedir dinheiro na rua.
Segundo a polícia, o primeiro trote violento ocorreu na última quarta-feira, quando sete veteranos de zootecnia foram detidos. Na quinta-feira, outros 18 veteranos, desta vez de engenharia elétrica, foram encaminhados à delegacia. Nos dois casos, eles assinaram um termo circunstanciado se comprometendo a dar esclarecimentos à Justiça e foram liberados. Outros 28 calouros foram levados à delegacia e assinaram o documento como vítimas.
A Polícia Civil informou ainda que na cidade existe uma lei que proíbe os trotes violentos e que alguns moradores acionaram a polícia após perceber que os calouros estavam sofrendo constrangimentos nas ruas da cidade. Nos dois casos, a PM foi até o local e encaminhou os estudantes à delegacia.
O pró-reitor de ensino da UFSJ, Marcelo Pereira, disse que a instituição aguarda o boletim de ocorrência da Polícia Civil, que deve ser encaminhado ainda hoje, para abrir uma investigação sobre o assunto. Segundo ele, os trotes são proibidos na universidade e caso seja confirmado o excesso, os envolvidos devem ser punidos.