Em comemoração ao 143º aniversário de Santos Dumont, patrono da Aeronáutica, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou hoje (20), na Base Aérea de Brasília, a cerimônia de entrega da medalha Mérito Santos Dumont.
Na cerimônia, estiveram presentes os ministros da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, e da Indústria e do Comércio, Marcos Antônio Pereira. Eles foram condecorados.
O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, também estava na lista das autoridades homenageadas, mas não compareceu.
Em Brasília 162 pessoas receberam a medalha. Segundo a FAB, ao todo foram condecoradas 639 pessoas em 23 cidades brasileiras e também em outros 24 países. Na capital da República, a solenidade contou com a participação de representantes das Forças Armadas, ministros de estado e do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski.
A medalha Mérito Santos Dumont foi criada em 1956 para comemorar o aniversário de 50 anos do voo do avião 14 Bis e é entregue a militares que se destacaram na profissão e também a civis que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica.