Reportagem publicada nesta quinta-feira (15) pelo jornal francês Le Monde destaca a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, chamado de “comandante máximo do esquema de corrupção da Petrobras".
A reportagem do Le Monde conta que Lula é acusado de corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A ex-primeira-dama Marisa Letícia e outras seis pessoas também foram citadas por supostos crimes envolvendo o apartamento triplex do edifício Solaris, no Guarujá, e a empreiteira OAS.
> > Petrobras : Lula accusé d’être le « chef suprême » du réseau de corruption
O jornal Le Monde analisa que a voz do jovem promotor Deltan Dallagnol, coordenador da operação Lava Jato, sequer tremeu ao pronunciar as acusações contra Lula. Para o jornal francês, as chances do juiz Sérgio Moro acatar a denúncia são altas, considerando que Moro tem trabalhado em perfeita sintonia com a equipe de Dallagnol.
O texto do Le Monde ressalta que "poucos dias após a destituição da presidente Dilma Rousseff, as acusações da Procuradoria assumem ares de uma condenação à morte de Lula e do PT", citando hashtags publicados nas redes sociais mencionando Lula como uma "vergonha nacional".
O renomado diário de notícias francês observa que uma grande parte dos brasileiros vê nessas acusações uma conspiração destinada a calar a esquerda no Brasil. Os defensores dessa tese, segundo o Le Monde, se apoiam em uma suposta perseguição ao PT e a Lula em detrimento de outros partidos também envolvidos no escândalo da Petrobrás.
O noticiário relata que Dallagnol também citou a implicação do PP e do PMDB, do presidente Michel Temer, ex-aliados do PT, no esquema de corrupção da Petrobras. Le Monde afirma que Lula ficou "furioso" com a denúncia e pretende lançar um contra-ataque já nesta quinta-feira (15).
> > 'Libération': Ação contra Lula é "novo golpe duro contra esquerda"
> > 'El País': Lava Jato faz denúncia ousada e acusa Lula de chefe da “propinocracia”
>> Procurador diz que Lula é 'comandante máximo do esquema de corrupção'
>> Lula diz que Lava Jato tenta "desesperadamente" atribuir imóvel a ele