Pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (1º) mostra que o eleitorado está dividido em relação à possibilidade de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) disputar as eleições presidenciais em outubro.
Para 51% dos entrevistados pelo Datafolha, Lula deveria ser impedido de disputar a eleição; para 47%, no entanto, o petista tem direito de participar do pleito; outros 2% não souberam responder.
Em outro questionamento, o Datafolha pergunta aos entrevistados se Lula vai disputar as eleições. Para 43%, o ex-presidente não estará habilitado para se candidatar formalmente, enquanto outros 32% afirmam que Lula, com certeza, vai disputar a presidência da República. Já 21% acreditam que Lula talvez disputará a eleição; outros 4% não souberam responder.
Para maioria, processos contra Lula andam mais rápido na Justiça
Na pesquisa, que entrevistou 2.826 pessoas em 174 municípios entre os dias 29 e 30 de janeiro, após o TRF-4 confirmar a condenação e aumentar a pena do ex-presidente, o Datafolha também fez perguntas sobre a prisão de Lula.
Para 53% dos entrevistados, Lula deveria ser preso; 44% afirmam que o ex-presidente não deveria ser preso e 3% não souberam opinar. Na mesma pesquisa, porém, 56% afirmam acreditar que o petista não será preso, contra 39% que acreditam que sua prisão acontecerá e 5% que não souberam responder.
O Datafolha questionou os entrevistados sobre a rapidez dos processos na Justiça contra o ex-presidente. Para 41%, os casos de Lula são tratados com mais rapidez; 32% afirmam que as ações na Justiça contra o petista são mais lentas que o normal; 21% afirma que os processos de Lula têm a mesma velocidade que os dos demais políticos; e outros 6% não souberam responder.