DARIO ARGENTO E SEU MUNDO DE HORROR - Desejos ocultos, paranoia, voyeurismo, ocultismo, origens do medo. Este é o universo de Dario Argento, cultuado como o mestre do terror moderno. Com curadoria de Mario Abadde, a mostra tem parceria do CCBB com o Festival do Rio e traz a filmografia completa: 31 produções, entre filmes e séries de TV, um filme de sua filha – e também cultuada – Asia Argento. Completa a mostra quatro filmes do estilo giallo (subgênero do terror criado na Itália) protagonizados pelo Mickey Hargitay. Centro Cultural Banco do Brasil, Rua Primeiro de Março, 66, Centro (3808-2020). Sala de Cinema 1: 102 pessoas. R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada). Até 18 de outubro. Abaixo a programação até quinta (13/10).
6ª, às 18h: Giallo - Reféns do medo, de Dario Argento. Com Adrian Brody, Emmanuelle Seigner, Elsa Pataky (EUA/Reino Unido/Itália, 2009. 92min. 16 anos). Em Turim, a modelo americana Celina é sequestrada por um taxista no caminho para a casa de sua irmã, Lisa. No dia seguinte, Lisa vai à polícia e é encaminhada para o agente do FBI Enzo Avolfi, que investiga um serial killer que atua sequestrando mulheres estrangeiras e desfigurando-as para destruir sua beleza. Conhecido como Giallo - “amarelo” em italiano -, o psicopata gosta também de fotografar suas vítimas. Juntos, Lisa e Avolfi precisam achar o assassino antes que Celina tenha o mesmo destino das outras vítimas.
6ª, às 16h: Masters of Horror: Jenifer: Instinto assassino + Pelts, de Dario Argento. Em Jenifer: Instinto assassino (EUA, 2005. 58min. 16 anos), Frank é um policial que salva uma mulher prestes a ser morta por um mendigo descontrolado. A vítima é Jenifer, uma mulher de corpo atraente, mas que possui o rosto desfigurado e problemas mentais. Mesmo sentindo repulsa inicialmente, Frank fica obcecado por Jenifer, nutrindo por ela uma atração incontrolável. No dia seguinte, ao ir visitá-la em um asilo psiquiátrico, ele decide levá-la para casa, onde vive com sua mulher e seu filho. No entanto, ele não faz ideia de quem está colocando dentro da vida de sua família. Em Pelts (Canadá/EUA, 2006. 58min. 16 anos), Jake é um ambicioso comerciante de peles. Quando um caçador lhe oferece peles de guaxinim obtidas em um local místico, Jake se depara com as peles mais atraentes que já viu na vida e decide roubá-las. Além da ascensão de seu negócio, ele tem também entre seus planos Shanna, uma stripper por quem é apaixonado e que espera conquistar com um casaco feito com suas novas peles. Ele não imagina, porém, que as peles são amaldiçoadas e que causarão uma onda de mortes entre os que se aproximarem delas.
Sáb., às 20h: O retorno da Maldição - A mãe das lágrimas, de Dario Argento. Com Asia Argento, Udo Kier, Cristian Solimeno (Itália/EUA, 2007. 102min. 16 anos). Uma antiga urna é encontrada em um cemitério no interior da Itália. Nela, estão os artefatos da Mãe das Lágrimas, uma das três Mães Bruxas do século 19. Os objetos são enviados ao Museu de Arte Antiga de Roma, onde são recebidos por Sarah, uma estudante de restauração. No entanto, o ressurgimento dos artefatos provoca uma onda de assassinatos, suicídios, roubos e outros crimes em toda a cidade. Enquanto isso, bruxas vindas de todo o mundo se reúnem para dar início à Segunda Era das Bruxas. Terceiro filme da trilogia Mães Bruxas.
Dom., às 18h: Bloody of horror, de Massimo Pupillo. Com Mickey Hargitay, Walter Brandi, Luisa Baratto (EUA/Itália, 1965. 87 min. 16 anos). Filme de horror gótico baseado nos escritos do Marquês de Sade traz o ator Mickey Hargitay como protagonista em seu papel mais icônico que foi incorporado na cultura pop através dos quadrinhos, camisetas e canções compostas por bandas de rock e heavy metal. Conta a história de um fotógrafo e suas modelos quando resolve fazer uma sessão de fotos em um velho castelo abandonado para capturar algumas capas de livros sexy de terror. O que o grupo não sabe é que o castelo é habitado por um lunático que acredita ser o espírito reencarnado de um carrasco do século 17, o famigerado: The Crimson Executioner.
Dom., às 20h: Terror na ópera, de Dario Argento. Com Cristina Marsillach, Ian Charleson, Urbano Barberini (Itália, 1987. 107min. 16 anos). Betty é uma jovem e insegura cantora de ópera que ganha sua grande chance quando a diva Mara Cecova, atriz principal de uma montagem de MacBeth, de Verdi, é atropelada e quebra uma perna. Chamada para substituí-la, Betty aceita, apesar de sentir um mau pressentimento. Sua performance é saudada por todos, enquanto um assassinato acontece em um dos balcões do teatro. A partir daí, o assassino, obcecado por Betty, começa a matar todos os que tentam se aproximar dela. Em seus crimes, ele emprega ainda um requinte de crueldade: faz questão de que ela seja sua espectadora.
3ª, às 16h: Porta para Escuridão: O trem + O vizinho. Em O trem (Itália, 1973. 52min. 16 anos), uma jovem é encontrada morta no vagão de um trem que acabara de retornar de uma viagem noturna. O jovem inspetor Giordani é o encarregado do caso. Sem testemunhas para ajudá-lo, ele procura refazer o trajeto do trem e contactar todos os que estiveram nele no dia anterior. Como a investigação não evolui, ele decide usar sua própria mulher como isca para o assassino, colocando-a em perigo. O episódio O vizinho (Itália, 1973. 56 min. 16 anos), Luca e Stefania são um jovem casal com um bebê que se mudam para um apartamento à beira-mar remoto tarde da noite. O que eles não sabem é que o vizinho que mora no andar de cima assassinou sua esposa.
3ª, às 18h: A mulher de Frankenstein, de Aurelliano Luppi e Mel Welles. Com Mickey Hargitay, Rosalba Neri, Joseph Cotten (Itália, 1971. 85 min. 16 anos). Depois que seu pai é morto pelo monstro que criou, Tania Frankenstein realiza experimentos para criar o homem ideal para satisfazer seus estranhos desejos sexuais. Ela planeja transplantar o cérebro do assistente de seu pai para o corpo viril e robusto de um servo que possui uma deficiência mental.
3ª, às 20h: Phenomena, de Dario Argento. Com Jeniffer Connelly, Daria Nicolodi, Donald Pleasence (Itália, 1985. 110min. 16 anos). Uma turista adolescente é brutalmente assassinada no interior da Suíça. Oito meses depois, Jennifer, filha de um famoso ator, é enviada a uma escola para meninas na mesma região. Sonâmbula, ela testemunha o assassinato de uma estudante. Na mesma noite, ela conhece o entomologista John McGregor, que percebe nela uma estranha capacidade de interação com os insetos. Um novo assassinato acontece, desta vez vitimando Sophie, colega de quarto de Jennifer. Assustada, ela foge para a casa de McGregor, enquanto tenta solucionar o caso.
4ª, às 16h: Porta para Escuridão: Testemunha ocular + A boneca. No primeiro episódio, Testemunha ocular, de Roberto Pariante e Dario Argento (Itália, 1973. 53min. 16 anos), Roberta dirige por uma estrada que percorre diariamente. Uma mulher surge do nada e cai na frente de seu carro. Inicialmente, Roberta pensa tê-la atropelado, mas, ao verificar o corpo, percebe que a mulher fora atingida anteriormente nas costas. Ela vê uma silhueta entre as árvores e corre para chamar a polícia. Quando retorna ao local do crime, no entanto, o corpo desapareceu. Os policiais não acreditam em Roberta e, aos poucos, passam a suspeitar dela. Em A boneca (Itália, 1973. 59 minutos. 16 anos), um doente mental escapa de um asilo. A polícia tenta encontrar o paciente antes que alguém seja ferido ou morto.
4ª, às 18h: Delírio, de Renato Polselli. Com Mickey Hargitay, Rita Calderone, Raoul Lovecchio (Itália, 1972. 102 min. 16 anos). Embora a trama flerte com o giallo, um subgênero do terror, o filme traz uma história complexa, absurda e recheada de humor negro. Mickey Hargitay interpreta o Dr. Herbert Lyutak, um maníaco sexual que abusa brutalmente de suas vítimas antes de matá-las. Conforme os assassinatos, a esposa de Lyutak começa a ter visões cada vez mais inquietantes de tortura medieval e orgias que ameaçam a sua compreensão da realidade.
4ª, às 20h: Trauma, de Dario Argento. Com Asia Argento, Christopher Rydell, Piper Laurie, Frederic Forrest (EUA / Itália, 1993. 106min. 16 anos). Aura é uma jovem anoréxica que fugiu de uma clínica psiquiátrica. Prestes a se suicidar, ela é impedida por David, que se torna seu amigo e a ajuda a retornar à casa de seus pais. Um noite, porém, seus pais são mortos e decapitados do lado de casa. Assombrada e sem ter para onde ir, Aura procura David. Enquanto isso, o assassino está à solta e as mortes continuam em série. Sabe-se que ele ataca sempre em dias chuvosos e que decapita suas vítimas. Juntos, Aura e David tentam investigar o caso. Eles precisam encontrar o assassino antes que ele os encontre
5ª, às 16h: Dois olhos satânicos, de George A. Romero e Dario Argento. Com Adrienne Barbeau, Ramy Zada, Harvey Keitel, Madeleine Potter (Itália/EUA, 1990. 120min. 16 anos). Filme em dois episódios, adaptados de contos de Edgar Allan Poe. Em The facts in the case of Mr. Valdemar, dirigido por George A. Romero, uma mulher e seu amante psicanalista submetem o marido dela a uma sessão de hipnose a fim de roubar sua fortuna. No entanto, o marido morre sob efeito do transe e seu espírito passa a assombrar sua esposa e o amante. Em The black cat, dirigido por Dario Argento, um fotógrafo criminal fica incomodado quando sua namorada traz um gato para casa. Um dia, ele mata o animal. Mas logo descobre que não conseguirá se livrar do felino tão facilmente.
5ª, às 18h: A reencarnação de Isabel, de Renato Polselli. Com Mickey Hargitay, Rita Calderone, Raoul Lovecchio (Itália, 1973. 98 min. 16 anos). Jack Nelson compra um castelo na Europa e dá uma festa de noivado para Laureen , sua filha adotiva italiana. Durante a festa, uma série de jovens virginais são levadas para os sepulcros do porão por satanistas para sempre sacrificadas com o intuito de reviver Isabella, uma bruxa de 400 anos queimada no século 13. Todos os personagens envolvidos na execução estão reencarnados ou são mortos-vivos a espera do dia da ressurreição de Isabella, onde até o Conde Drácula reencarna.
5ª, às 20h: Cinco dias em Milão, de Dario Argento (Itália, 1973. 122min. 16 anos). Em meio à revolta anti-austríaca de 1848, em Milão, Cainazzo é um jovem que escapa da prisão e se depara com o clima caótico nas ruas da cidade. Ele conhece por acaso o padeiro Romolo, de quem acaba se tornando amigo. Juntos, os dois encontram todo o tipo de figuras, entre personagens sanguinários, bandidos, aventureiros, filósofos e idealistas, cada um com seu motivo para participar da rebelião. Em meio à onda de violência que toma conta da cidade, eles também se verão obrigados a reagir.