Portal Terra
RIO - A polícia investiga uma suposta ligação de políticos com uma milícia no Rio de Janeiro. A denúncia está em um relatório recebido pela Subsecretaria de Inteligência, de acordo com o RJTV.
Segundo o documento, o grupo que atuaria clandestinamente seria chamado de "polícia mineira" e usaria camisas estampadas do personagem Batman. Casas e veículos, que pagariam por proteção, receberiam o adesivo com o escudo.
Uma foto teria flagrado um motociclista usando um colete com o escudo do Batman e um nome: Jerominho. Segundo as investigações, Jerominho seria Jerônimo Guimarães, um policial civil, reeleito vereador em 2004. De acordo com os moradores, Jerominho seria irmão do deputado estadual Natalino Guimarães (PFL), que seria um dos chefes do grupo. Guimarães também seria policial civil.
O deputado Natalino negou o envolvimento dele com as milícias.
- Eu não comando nada. Eu sou a favor da polícia. Eu coloquei o símbolo do Batman porque ele é o herói da garotada e porque as crianças gostam - disse Natalino.
O vereador Jerominho foi procurado pelo RJTV, mas não quis falar.
De acordo com o procurador regional eleitoral Rogério Nascimento, a Polícia Federal tem um inquérito em andamento para investigar candidatos envolvidos com milícias. Se comprovadas as acusações, os suspeitos podem ser presos e ter os mandatos cassados.
A Corregedoria de Polícia Civil informou que abriu um inquérito para investigar Natalino e Jerominho. Se ficar comprovada a participação deles nas milícias, eles podem ser expulsos da corporação e responder a processo criminal.