Agência JB
RIO - O Aeroporto Santos Dumont,responsável pela ponte aérea Rio-São Paulo, vôos regionais e táxis aéreos, ganhou um terminal, construído entre o atual e o hangar da Varig, que será usado especialmente para embarque e desembarque a partir deste sábado.
Segundo o superintendente regional da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), Pedro Azambuja, o aeroporto tinha uma capacidade de receber 1,5 milhão de passageiros por ano, mas já estava operando com cerca de 4 milhões.
Com o novo terminal e a adequação do terminal velho, que também está em obras, a capacidade deve passar para 8 milhões, de acordo com estimativa da empresa. A área de embarque passou de 500 metros para 1800 metros quadrados, o que, segundo Azambuja, vai 'agilizar o atendimento e reduzir filas'. Ele informou ainda que a segunda fase da obra, para adequar o antigo terminal, será concluída em julho, até os Jogos Pan-Americanos.
Ao todo serão investidos cerca de R$ 314 milhões. De acordo com a Infraero, as obras estão sendo feitas de acordo com as recomendações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que tombou o aeroporto, considerado um ícone da arquitetura modernista. Assim, a imagem que os passageiros têm do espelho da Baía de Guanabara não será prejudicada, já que os tubos conectores foram construídos em vidro. Azambuja também disse que 'possíveis problemas de adequação operacional não estão sendo cogitados'. E que 'o aeroporto está funcionando normalmente, desde as seis da manhã.