Agência JB
RIO - Nesta quinta-feira, Dia Mundial do Turismo, a Secretaria Especial do Turismo vai distribuir uma lembrança aos turistas que chegarem ao Aeroporto Internacional Tom Jobim e também em alguns pontos da orla: um pingente com a imagem do Cristo Redentor.
Também serão anunciadas várias medidas para receber melhor os turistas. A primeira delas é a criação de Postos de Informação ao Visitante (PIV). A Riotur busca parcerias com empresas, já tendo acertado com a Rio Hiking a instalação do posto de Santa Teresa, no prédio da Região Administrativa, no Largo dos Guimarães. A inauguração está prevista para outubro.
A Riotur vai instalar também pontos de informação na orla e nos shoppings, para orientar os visitantes sobre acesso aos pontos turísticos, passeios, eventos, restaurantes e preços. A intenção é oferecer um bom serviço ao turista para que ele volte. Outra iniciativa é a distribuição de guias de bolso na rede hoteleira, feiras e postos de atendimento, com mapas e informações sobre a Cidade.
A meta da Secretaria é colocar o Rio entre os dez principais destinos turísticos do mundo. Para isso, a Cidade vai passar por um processo de requalificação dos profissionais de atendimento. O Instituto de Hospitalidade foi contratado para qualificar trabalhadores da área gastronômica.
Além da melhoria da formação profissional, está prevista a certificação de estabelecimentos. O selo será dado de acordo com as regras do Inmetro e Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Outra preocupação é atender bem ao visitante com necessidades especiais. A Secretaria de Turismo iniciou a formação de 20 guias turísticos para surdos-mudos. As aulas serão dadas por profissionais da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, a partir de outubro.