Agência JB
RIO - Nesta quinta-feira, o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio) lança mais uma edição da Semana do Doador Voluntário de Sangue. O Dia do Doador é comemorado em todo o país no dia 25 de novembro. Durante a campanha, o HEMORIO, que abastece mais de 200 hospitais públicos do estado, espera coletar 2,5 mil bolsas de sangue.
- A campanha é uma forma de agradecer o doador de sangue, que colabora durante todo o ano e conscientizar novos voluntários para que tornem-se doadores fidelizados. Se conseguirmos atingir a meta de coletar 2,5 mil bolsas,teremos um estoque estratégico no mês de dezembro capaz de suprir a demanda do fim do ano. Nesta época, há um desequilíbrio entre demanda por sangue e doadores. Enquanto o movimento cresce nos hospitais, o número de doações de sangue cai em média 40%, revela Clarisse Lobo, diretora geral do Hemorio.
Os atores Lucio Mauro Filho e Dira Paes são os padrinhos da campanha. A atriz, que não poderá doar sangue por estar grávida, mas sempre participou de campanhas de doação, ficou muito feliz em participar.
- É muito gratificante fazer parte de uma campanha tão bonita como essa, na qual milhares de vidas podem ser salvas com o simples gesto da doação. Doar não dói nada. O que dói é ver alguém morrer por falta de sangue, enfatizou a atriz.
Durante a semana, estão previstas várias surpresas aos doadores que comparecerem ao Instituto.
Conforme pesquisas, somente 1,8% da população doa sangue regularmente. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), seria necessário que 5% da população adotasse a prática para que toda a rede transfusional pudesse ser atendida com eficácia.
Segundo o Secretário de Estado de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, cabe ao Hemorio a grande responsabilidade de abastecer quase 200 unidades de saúde distribuídas no Rio de Janeiro.
O Hemorio, além de abastecer UTI`s neonatais e maternidades, também atende às grandes emergências como as dos hospitais Getúlio Vargas, Miguel Couto e Souza Aguiar. Por isso, também necessita da solidariedade e responsabilidade social de cada cidadão, que voluntariamente comparece para doar sangue, disse o secretário.
O Hemorio recebe diariamente, cerca de 300 voluntários à doação de sangue, mas tem capacidade para atender o dobro. O volume de coletas do sexo masculino ainda predomina: 68,5%. O restante de 31,5% é de responsabilidade das mulheres que já aumentaram a sua participação, mas ainda falta um pouco mais para atingir a meta de 35%, estipulada pelo Ministério da Saúde.
Para ser um doador é necessário trazer um documento oficial de identidade com foto, ter boa saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e não ter tido contato sexual com pessoas que tenham situação de risco para doenças sexualmente transmissíveis. Não é necessário estar em jejum para doar sangue. Deve-se somente evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
O Hemorio funciona todosos dias, inclusive sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h, e fica na Rua Frei Caneca, 8, no Centro do Rio, ao lado do Campo de Santana. Para mais informações, o candidato pode ligar para o Disque-Sangue pelo número 0800 282 0708. Ele poderá saber, inclusive, os endereços dos outros 26 postos de coleta espalhados pelo Rio de Janeiro.