JB Online
RIO - Os fiscais de Controle Urbano, da Secretaria municipal de Governo apreenderam cerca de 200 quilos de garrafas de vidro nos arredores da Passarela do Samba e do Terreirão, neste sábado e madrugada deste domingo.
As equipes de serviços em saúde e de alimentos da Vigilância Sanitária municipal realizaram, durante o Desfile das Campeãs, neste sábado e madrugada deste domingo, 41 vistorias em quiosques, lanchonetes e pontos de vendas de alimentos nas áreas internas e externas da Passarela do Samba e no Terreirão do Samba. Houve apenas uma autuação, de um veículo que transportava alimentos sem autorização.
Durante os seis dias de carnaval, os agentes da Vigilância Sanitária já haviam realizado 132 vistorias, emitido 12 intimações e lavrado nove autos de infração, incluindo o trabalho do Pafs (Pronto Atendimento em Fiscalização Sanitária), que estiveram em bailes populares e clubes. Na ocasião foram constatados alguns casos de falta de asseio, manuseio simultâneo de dinheiro e alimentos e falta de documentação.
Durante o desfile das Campeãs, neste sábado, 40 técnicos da Defesa Civil do município fizeram o acompanhamento preventivo dos carros alegóricos para evitar incêndios. Pela primeira vez foram usadas as câmeras térmicas digitais, compradas do exército norte-americano, que monitoram as oscilações de temperatura e ajudam a prevenir acidentes.
A Defesa Civil não registrou nenhum tipo de ocorrência grave na área da Passarela do Samba, onde foi montado um Posto de Comando Avançado. Além do apoio operacional nas áreas de concentração e dispersão do Sambódromo, os técnicos do órgão auxiliaram no acesso do público às passarelas e prepararam-se para prestar os primeiros socorros, em caso de emergência médica.